Enviado de Obama explica na Argentina acordos com Colômbia

Buenos Aires, 27 ago (EFE).- O Governo da Argentina recebeu hoje o enviado dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Christopher J.

EFE |

McMullen, que explicou os alcances do acordo militar entre Colômbia e o país, informaram fontes diplomáticas.

O enviado do presidente americano, Barack Obama, se reuniu com autoridades da Argentina um dia antes da realização em Bariloche, no sul da Argentina, de uma cúpula extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul) na qual se tentará superar a tensão gerada na região por esse convênio.

McMullen foi recebido pelo chanceler argentino, Jorge Taiana, e posteriormente pelo chefe do Gabinete de ministros, Aníbal Fernández, em reuniões que foram qualificadas de "muito positivas" pelo encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires, Thomas Kelly.

"McMullen manteve reuniões muito positivas nas quais informou a posição do Governo dos Estados Unidos sobre o Acordo de Cooperação em Defesa com a Colômbia e nas quais renovamos o compromisso de manter uma relação transparente e cooperativa com os Governos da região", assegurou Kelly em comunicado.

Ele disse que o enviado de Obama explicou às autoridades argentinas que "o acordo atualiza a cooperação que os países mantiveram durante muitos anos" e tem como objetivo "atacar ameaças de segurança dentro da Colômbia, como o tráfico de drogas e o crime transnacional".

"McMullen assegurou a seus interlocutores argentinos que o acordo não permite o estabelecimento de nenhum tipo de base americana na Colômbia e está baseado nos princípios de respeito pela não-intervenção, a integridade territorial e a soberania", destacou o comunicado.

Fontes oficiais argentinas citadas pela agência estatal "Télam" informaram que o funcionário americano também conversou com o chanceler argentino sobre a crise política em Honduras e outros temas de interesse regional. EFE cw/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG