Enviado da UE chega a Cuba para restabelecer cooperação

Havana, 22 out (EFE).- O comissário europeu de Desenvolvimento, o belga Louis Michel, chegou hoje a Havana para, amanhã, dar início a uma visita oficial de dois dias, na qual, após cinco anos, restabelecerá a cooperação da União Européia (UE) com a ilha.

EFE |

Michel chegou a Havana pouco antes das 20h locais (22h de Brasília), e, no aeroporto da capital, foi recebido pelo vice-ministro das Relação Exteriores de Cuba, Dagoberto Rodríguez, informaram à Agência Efe fontes do bloco europeu.

Está previsto que o comissário se encontre amanhã com o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque. Depois, deverá assinar o documento que normaliza a ajuda da UE à ilha.

Segundo informações, Michel também vai se reunir com o vice-presidente Carlos Lage ou com o vice-presidente Ricardo Cabrisas, encarregado das relações econômicas internacionais da ilha.

Além disso, tem agendada uma visita à província de Pinar del Río, na região oeste da ilha e uma das mais atingidas pelos furacões "Gustav" e "Ike", que arrasaram Cuba entre 30 de agosto e 9 de setembro, causando prejuízos superiores a US$ 5 bilhões, segundo estimativas oficiais.

Caso assinem o acordo de retomada da cooperação bilateral, UE e Cuba darão um novo passo no processo de normalização de suas relações, depois que, na semana passada, os países reabriram o diálogo político com uma reunião em Paris. EFE jlp/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG