Enviado da ONU vai à África do Sul para conversar sobre Zimbábue

Nações Unidas, 5 ago (EFE) - O enviado da ONU para a crise no Zimbábue, Haile Menkerios, viaja hoje à África do Sul para conversar sobre as negociações entre o Governo e a oposição zimbabuana mediadas por Pretória.

EFE |

A porta-voz da ONU, Michèle Montas, disse que o diplomata eritreu fará consultas com o Governo sul-africano sobre o progresso obtido no diálogo entre a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF) e o opositor Movimento para a Mudança Democrática (MDC).

"Menkerios também tem a intenção de viajar para Zimbábue antes de retornar (a Nova York) no final da semana", disse Montas, que não especificou as datas da viagem.

A porta-voz disse que Menkerios viajará para Pretória como representante da ONU no grupo de referência que respalda a mediação protagonizada pelo presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.

O grupo de referência é formado pelas Nações Unidas, a União Africana (UA) e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fontes das Nações Unidas assinalaram que a organização não está contente com o progresso conseguido no diálogo iniciado em 21 de julho, e que recentemente foi suspenso. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG