Enviado da ONU se reúne com grupos governistas e dissidentes birmaneses

Bangcoc, 3 fev (EFE).- O enviado da ONU para Mianmar (antiga Birmânia), Ibrahim Gambari, se reuniu hoje com representantes de grupos governistas e dissidentes, mas não há informações sobre um encontro com o chefe da Junta Militar birmanesa, general Than Shwe, que não o recebeu nas duas últimas visitas.

EFE |

Gambari também deve se encontrar hoje com o primeiro-ministro birmanês, general Thein Sein.

O regime militar birmanês ofereceu o espaço, uma casa governamental em Yangun, para que Gambari possa conversar com todas as partes envolvidas no projeto de reconciliação nacional e restabelecimento da democracia impulsionado pelo organismo multilateral.

Desde o início de sua visita, no sábado passado, a sétima desde que assumiu o cargo, Gambari se encontrou com altos membros da Junta Militar, representantes da dissidência e grupos étnicos, e com a chefe do movimento democrático, Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz em 1991 e sob prisão domiciliar desde 2003.

Na viagem anterior, em agosto do ano passado, Suu Kyi se recusou a falar com Gambari para expressar sua frustração devido à falta de avanços rumo à democracia.

Nyan Win, porta-voz da Liga Nacional para a Democracia (LND), o partido de Suu Kyi e o principal da oposição democrática, disse que ainda é cedo para avaliar esta visita.

Gambari se reuniu na segunda-feira passada com Suu Kyi e cinco membros da executiva da LND, todos ao mesmo tempo, algo incomum na Junta Militar, que costuma manter a líder opositora isolada e incomunicável.

"A LND mantém seus quatro pontos, mas Suu Kyi e os outros disseram (a Gambari) que a libertação de todos os presos políticos é a condição mínima", disse Nyan Win.

Os quatro pontos da LND são a libertação dos presos políticos, revisar a Constituição aprovada pela Junta Militar em 2008, reconhecer o resultado das eleições de 1990 e formar o Parlamento com esse resultado. EFE grc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG