Enviado da ONU negocia viagem de Ban Ki-moon a Mianmar

Bangcoc, 28 jun (EFE).- O enviado especial das Nações Unidas Ibrahim Gambari concluiu ontem à noite uma visita oficial a Mianmar (antiga Birmânia), onde negociou a visita ao país o mês próximo do secretário-geral da organização internacional, Ban Ki-moon.

EFE |

Gambari, segundo divulgaram os meios de imprensa estatais birmaneses, se reuniu com o titular de Exteriores, Nyan Win, na capital, Naypyidaw, sem que fossem divulgados detalhes das conversas.

A visita de dois dias de Gambari, a oitava desde que há três anos assumiu a missão de conseguir que a Junta Militar e a oposição travem um diálogo político, sucede vários meses depois que o regime birmanês convidou Ban a visitar o país.

Ban deve viajar ao Japão no dia 30 de junho para uma visita de três dias e embora seu itinerário posterior está para ser decidido, fontes da ONU apontaram na possibilidade de que o secretário-geral faça sua visita a Mianmar.

O secretário-geral tinha mostrado sua intenção de mediar para que as autoridades birmanesas retirem as acusações contra a líder da oposição birmanesa e prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, e libertem aos presos políticos. EFE tai/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG