Harare, 17 jun (EFE).- O secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos Políticos da África, Haile Menkerios, chegou hoje ao Zimbábue para se reunir com os candidatos e representantes dos dois partidos que participarão do segundo turno das eleições presidenciais do próximo dia 27.

Menkerios, que permanecerá no país até sexta-feira, se reunirá primeiro com o presidente zimbabuano e candidato da governamental União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), Robert Mugabe, e depois com o opositor, Morgan Tsvangirai, do Movimento para a Mudança Democrática (MDC).

A visita de Menkerios acontece depois de um pedido do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, à Mugabe para que o Zimbábue recebesse um enviado especial das Nações Unidas para avaliar a situação do país africano.

Durante suas conversas com Mugabe, Menkerios deve discutir a deterioração da situação humanitária no país depois que o chefe de Estado zimbabuano suspendesse no último dia 6 as operações de todas as organizações defensoras dos direitos humanos e de assistência de emergência no país.

"Estamos revisando algumas ONGs vinculadas a assuntos da política nacional e que pretendem se camuflar como organizações que dão alimento ao povo", disse à Agência Efe o vice-ministro de Informação do Zimbábue, Bright Matonga.

No último sábado, Mugabe, que governou o Zimbábue desde sua independência, em 1980, disse que a oposição nunca governará enquanto ele estiver vivo e que está preparado para "ir à guerra para defender o país dos traidores do MDC". EFE sk/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.