Enviado da ONU chega a Mianmar para preparar visita de Ban

BANGCOC - O enviado especial da ONU para Mianmar (antiga Birmânia), Ibrahim Gambari, chegou nesta sexta-feira a Yangun para preparar o caminho para uma possível visita do secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon.

EFE |

AP
Homem protesta contra a prisão de Suu Kyi em frente à embaixada de Mianmar em Seul

Homem protesta contra a prisão de Suu Kyi
em frente à embaixada de Mianmar em Seul

A imprensa especula a possibilidade de que Ban viaje a Mianmar após deixar visitar o Japão entre 30 de junho e 2 de julho, apesar da oposição de organizações de defesa dos direitos humanos. Para algumas destas instituições, a passagem de Ban pelo país poderia ser utilizada politicamente pelos generais.

Em sua oitava visita ao país como encarregado de promover a reconciliação entre a Junta militar e o movimento democrático, Gambari deve se reunir com membros do regime e com líderes do partido da oposição, a Liga Nacional pela Democracia (LND).

A visita do enviado especial da ONU acontece em um momento delicado, durante o julgamento da líder do movimento democrático e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, por supostamente violar as condições da prisão domiciliar que cumpre desde 2003.

Ban Ki-moon visitou Mianmar em maio do ano passado e convenceu os militares a permitir a entrada de voluntários internacionais após a passagem do devastador ciclone "Nargis", que deixou mais de 130 mil mortos no país.

Leia mais sobre Mianmar

    Leia tudo sobre: mianmar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG