Enviado chinês em Darfur pede acordo de paz de Governo com rebeldes

Cartum, 26 out (EFE) - O enviado especial chinês para Darfur, Liu Guijin, de visita em Cartum, pediu hoje ao Governo sudanês e aos grupos rebeldes para resolver pacificamente o conflito que afeta a região de Darfur há cinco anos.

EFE |

O emissário de Pequim fez o pedido em entrevista coletiva após se reunir com autoridades do Ministério de Assuntos Exteriores sudanês, com os quais analisou os últimos eventos em Darfur, região do oeste do país.

"Nosso ponto de vista para resolver o conflito de Darfur é que a responsabilidade recai nos próprios sudaneses, com a ajuda da ONU e da União Africana (UA)", ressaltou o responsável chinês.

Nesse sentido, afirmou que "todos os partidos e movimentos armados (insurgentes) sabem que a crise (de Darfur) será resolvida só em uma mesa de negociações".

Guijin também se referiu à solicitação de ordem de detenção feita em julho pelo promotor chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno Ocampo, contra o presidente sudanês, Omar Hassan Bashir, após acusá-lo de crimes de guerra, lesa-humanidade e genocídio no conflito da região de Darfur.

O responsável chinês disse apenas que tinha analisado com vários países "formas para achar uma saída aceitável à crise desencadeada pelo pedido de Ocampo".

Além disso, não quis responder a uma pergunta sobre o seqüestro de nove cidadãos chineses em 18 de outubro por um grupo armado na região do sul de Kordofan, vizinha de Darfur.

Ele disse que não deseja se referir ao tema para não complicar os esforços feitos para libertá-los.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério de Exteriores sudanês, Ali al-Sadeq, revelou que Guiji propôs idéias para acelerar a instauração da paz em Darfur e para resolver a crise entre Cartum e o TPI.

Um quarto do petróleo consumido na China procede da África e, fundamentalmente de Sudão, Angola, República Democrática do Congo e Nigéria. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG