ENTREVISTA-Obama está aberto a discussão sobre regras para CO2

Por Jeff Mason WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera receber um projeto de lei sobre mudanças climáticas este ano e está aberto para discutir o quão rigorosas devem ser as regras para o sistema de trocas de emissão de carbono para a indústria, disse uma alta assessora nesta terça-feira.

Reuters |

Nancy Sutley, presidente do Conselho da Casa Branca para Qualidade Ambiental, disse que a administração Obama ainda estava estudando a proposta principal no Congresso e analisaria outras propostas que possam aparecer nos próximos meses.

"O presidente pediu que um projeto seja enviado a ele este ano e esta, acredito, é a esperança", disse ela em entrevista à Reuters.

Os deputados democratas Edward Markey e Henry Waxman apresentaram uma proposta de lei em março que cortaria as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos EUA, um gás ligado às mudanças climáticas, em 20 por cento até 2020.

A proposta prevê um sistema que limitaria a quantidade de CO2 a ser emitido por usinas e indústrias. Aqueles que fizeram cortes além do exigido poderiam vender seus créditos remanescentes.

Sutley disse que a Casa Branca estava "avaliando a proposta e ansiosa em trabalhar em seu processo legislativo".

Ela disse que a administração estava aberta para negociar qual porcentagem de permissões em tal sistema deveria ser vendido ou leiloado para a indústria.

"Creio que é uma área para discussão", ela disse quando perguntada sobre a flexibilidade de Obama em sua pedido para 100 por cento de leilão, articulado durante a campanha presidencial.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG