Entrega do Oscar do cinema britânico promete poucas surpresas

Sara Gómez. Londres, 21 fev (EFE).- A cidade de Londres é o palco neste domingo da entrega dos prêmios Bafta, o Oscar do cinema britânico, em uma edição que promete poucas surpresas nas categorias principais e tem Avatar e Guerra ao Terror, com oito indicações cada, como grandes favoritos.

EFE |

James Cameron, diretor de "Avatar", e Kathryn Bigelow, ex-mulher de Cameron e responsável por "Guerra ao Terror", se enfrentam nas categorias de melhor filme e melhor diretor.

Cameron já venceu nas duas categorias na última edição do Globo de Ouro, enquanto Bigelow fez o mesmo nos prêmios da crítica americana.

Outro filme que disputa prêmios em oito categorias é "Educação" de Lone Scherfig, indicado a melhor filme e a melhor filme britânico, categoria na qual é o grande favorito.

Além de "Avatar", "Guerra ao Terror" e "Educação", completam a lista de candidatos a melhor filme "Preciosa - Uma História de Esperança", a surpresa independente do ano, e "Amor Sem Escalas" de Jason Reitman, em uma lista que privilegia Hollywood no lugar do cinema europeu.

Na categoria de melhor filme estrangeiro, o favorito é "A Fita Branca", do austríaco Michael Haneke, que enfrenta, entre outros, "Abraços Partidos", de Pedro Almodóvar, e "O Profeta", de Jacques Audiard.

O prêmio de melhor ator parece já estar nas mãos de Jeff Bridges, que já levou para casa os principais prêmios da temporada pré-Oscar por seu papel em "Crazy Heart". Seus concorrentes no Bafta são George Clooney ("Amor sem Escalas"), Colin Firth ("Direito de Amar"), Jeremy Renner ("Guerra ao Terror") e Andy Serkis ("Sex & Drugs & Rock & Roll").

Os fãs podem esperar mais surpresas na disputa pelo prêmio de melhor atriz, que não tem uma clara favorita. Meryl Streep ("Julie & Julia") e Carey Mulligan, protagonista de "Educação", parecem sair na frente das outras concorrentes, Saoirse Ronan ("Um Olhar do Paraíso"), Gabourey Sidibe ("Preciosa") e a francesa Audrey Tautou ("Coco Antes de Chanel").

Mais claros parecem estar os ganhadores dos prêmios por papéis secundários, nos quais Mo'Nique, que interpreta a vilã de "Preciosa", e Christoph Waltz, o caçador de judeus de "Bastardos Inglórios", despontam como favoritos.

Mo'Nique e Waltz venceram praticamente todos os prêmios que disputaram até o momento, incluindo o Globo de Ouro e o do Sindicato dos Atores americanos.

"Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino, não passou pelo crivo para disputar o prêmio de melhor filme, mas tem muitas chances de levar a melhor na categoria de melhor roteiro original.

A veterana atriz britânica Vanessa Redgrave, de 73 anos, receberá o Bafta honorário pelo conjunto de sua obra. EFE sga/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG