Berlim, 6 jan (EFE).- Os adornos metálicos que são usados como piercing no nariz, nos supercílios ou na boca podem ser perigosos a temperaturas muito baixas e podem provocar lesões por congelamento.

"O metal cola na pele. Por este motivo não se deve retirar este tipo de adorno a temperaturas abaixo de zero", declarou hoje um porta-voz da entidade de saúde "Techniker Krankenkasse" (TK) por ocasião da onda de frio que castiga a Alemanha, onde esta madrugada foi registrada no leste do país a uma temperatura de até 26 graus abaixo de zero.

A retirada destes adornos pode dar lugar a dolorosas queimaduras por congelamento em locais sensíveis como nariz, olhos ou boca, informou a TK, que realizou um estudo sobre o problema do piercing e suas conseqüências para a saúde.

Os cientistas desta entidade afirmaram que o metal se esfria com grande rapidez e é um melhor condutor de temperatura que o tecido adiposo.

Nas partes do corpo expostas diretamente ao frio os adornos de piercing esfriam o tecido de seu entorno e estrangulam a circulação sanguínea. EFE jcb/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.