China Daily - Mundo - iG" /

Ensino do mandarim cresce nos EUA, diz China Daily

Pequim, 23 jan (EFE).- O ensino do idioma mandarim segue crescendo nos Estados Unidos e superará em breve o alemão como terceira língua estrangeira falada no país, atrás do francês e do espanhol, disse o jornal China Daily.

EFE |

Um relatório elaborado pelo centro de lingüísticas aplicadas e financiado pelo departamento de educação dos EUA aponta que cerca de 1.600 escolas públicas e particulares ensinam o idioma oficial da China, muito acima das 300 de dez anos atrás.

Entre as 27.500 escolas de ensino primário e secundário em território americano que oferecem ao menos um idioma estrangeiro, o mandarim cresceu de 1% em 2008 para 4%.

O relatório foi elaborado com o envio de formulários a 5 mil escolas, e teve um índice de respostas de 76%.

A situação geográfica de instituições que oferecem o ensino do mandarim passou das áreas litorâneas ao centro do país, incluindo estados como Ohio, Illinois, Texas, Geórgia, Colorado e Utah.

Especialistas citados pelo "China Daily" destacaram que, além do apoio do Governo chinês para estimular o ensino do mandarim, pais e educadores se dão conta do crescimento do papel da nação no mundo e veem no conhecimento do idioma uma chance às novas gerações. EFE.

pc/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG