Enid Blyton supera JK Rowling como autora predileta dos britânicos

Londres, 19 ago (EFE) - Enid Blyton derrotou hoje JK Rowling, criadora de Harry Potter e escritora que mais vende no Reino Unido, ao ser escolhida como a autora mais querida pelos britânicos em uma pesquisa.

EFE |

Segundo a pesquisa de opinião, feita com dois mil adultos deste país e encarregada pelos responsáveis pelo prêmio literário Costa Book Award, Blyton (1897-1968) ocupa a primeira posição de uma lista de 50 escritores.

Em segundo lugar, aparece Roald Dahl (1916-1990), autor de livros tão populares como "A Fantástica Fábrica de Chocolate", enquanto que Rowling, acostumada a ser a número um neste tipo de classificações, teve que se conformar com a terceira posição.

Blyton vendeu mais de 500 milhões de livros no mundo inteiro e sua fama se consolidou na série "Os Cinco", publicados nos anos 40 e 50 do século passado.

Os protagonistas da trama são os irmãos Julian, Dick e Anne, sua prima Georgina e o cachorro desta, Tim, que bancam os detetives em histórias que combinam mistério e aventura.

Embora alguns críticos considerassem seus livros machistas, racistas e simplistas, as obras de Blyton continuam sendo muito populares e vendem mais de dez milhões de exemplares por ano.

"Estamos encantados com que o público britânico tenha votado em Enid Blyton como o autor mais querido", comentou Jeff Norton, diretor de marketing do grupo Orion, que possui os direitos de Blyton.

"Suas narrativas são atemporais e este resultado confirma que seus livros permanecem hoje firmes favoritos", acrescentou Norton.

EFE pa/bm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG