Nobel da Tecnologia - Mundo - iG" /

Engenheiro americano recebe o Nobel da Tecnologia

O engenheiro americano Robert Langer ganhou hoje a terceira edição do prêmio Millennium, conhecido como o Nobel de tecnologia, por seus sistemas inteligentes de administração de medicamentos, que permitem tratar de tumores cancerosos entre outras patologias.

EFE |

O prêmio Millennium é concedido a cada dois anos a inovações que forneceram um claro benefício à humanidade.

Os métodos desenvolvidos por Langer, que recebeu há algumas semanas junto com outros pesquisadores o prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica, se baseiam em uma medicina focalizada e não invasiva e são usados a cada ano por mais de cem milhões de pacientes que sofrem de câncer, doenças coronárias e outras patologias.

O prêmio também reconhece as pesquisas do engenheiro americano, catedrático do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), na área dos polímeros que favoreceram a criação de tecidos artificiais, em particular de um tecido cardíaco com quase todas as características do natural, incluída a capacidade de contração.

"É possível que no futuro, com esta técnica, possamos criar órgãos completamente novos", declarou Langer ao receber o prêmio, que lhe foi entregue pela presidente finlandesa, Tarja Halonen.

As inovações de Langer permitem dosar com precisão a administração de medicamentos para as células doentes e regular a liberação dos mesmos.

    Leia tudo sobre: saúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG