Enfrentamentos deixam pelo menos 3 mortos no Paquistão

Islamabad, 14 jul (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram hoje e outras duas ficaram feridas em enfrentamentos entre grupos rivais no cinto tribal paquistanês na fronteira com o Afeganistão, informaram testemunhas citados pela rede de televisão Dawn.

EFE |

Os combates acontecem entre os grupos islâmicos Lashkar-i-Islam e Ansar-i-Islam no distrito tribal de Khyber e já deixaram mais de 100 vítimas desde que no final de maio foi iniciada a violência na região.

Em 28 de junho, o Exército paquistanês empreendeu uma operação contra os insurgentes em Khyber, mas interrompeu a ofensiva, em 9 de julho, após um acordo com um conselho tribal.

A operação militar foi criticada por distintas forças políticas, que disseram que não tinha sido dirigida contra os "elementos realmente perigosos" na região.

Segundo informações do jornal "The News", dos 157 detidos pelas forças de segurança, apenas sete eram insurgentes, enquanto os demais eram supostos criminosos.

Uma fonte do Partido Nacionalista Awami (ANP), legenda liderada pelo Governo regional da conflituosa Província da Fronteira do Noroeste (NWFP) explicou hoje à Agência Efe que "a população quer que o Exército atue para pôr fim à violência".

"Qualquer ação deve ter o consentimento de nosso Governo, isso deve ficar claro", disse o vice-secretário do ANP, Hasham Babar. EFE igb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG