Endeavour: tripulação transfere equipamento para ISS

Os sete astronautas do ônibus espacial Endeavour e os três membros da Expedição 18 da Estação Espacial Internacional descarregaram nesta quarta-feira parte das 14,5 toneladas de equipamento trazidas da Terra para ampliar a capacidade da ISS.

AFP |

Os astronautas também instalaram um congelador e um forno destinados a experiências científicas, no módulo laboratório Destiny, revelou a Nasa em seu site.

O grupo montará ainda duas novas cabines separadas para dormir, equipamentos para fazer exercícios, um segundo banheiro, dois novos fornos para aquecer a comida e um refrigerador para alimentos e bebidas.

Um sistema de reciclagem de urina, chamado de "regenerador de água", também será instalado.

O equipamento, desenvolvido a um custo de 250 milhões de dólares, é capaz de transformar urina em água potável, e permitirá uma redução considerável da quantidade de água que atualmente precisa ser trazida da Terra para o consumo dos astronautas.

A tripulação também deve se preparar para a segunda saída ao espaço dos astronautas Heidemarie Stefanyshyn-Piper e Shane Kimbrough, que voltarão a trabalhar no mecanismo de rotação de um dos três painéis solares da ISS, que está emperrado.

Na véspera, a astronauta Heide Stefanyshyn-Piper deixou escapar sua bolsa com ferramentas quando se limpava da graxa que escapou de uma pistola de lubrificação, exatamente quando trabalhava para destravar o mecanismo de rotação do painel solar.

js/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG