pega carona para voltar ao Centro Espacial Kennedy - Mundo - iG" /

Endeavour pega carona para voltar ao Centro Espacial Kennedy

HOUSTON - O ônibus espacial Endeavour, que voltou à Terra no final de novembro, é transportado da Base da Força Aérea Edwards, na Califórnia, para o Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A viagem é feita na carona de um Boeing 747 modificado para transportar o ônibus espacial.

Redação |

O Endeavour, que passou 16 dias no espaço, não conseguiu pousar na Flórida por causa do mau tempo. A Base da Força Aérea Edwards não era utilizada para a aterrissagem de uma nave espacial desde junho de 2007, e a mudança de planos representa uma despesa adicional de US$ 1,8 milhão para a Nasa, que tem que transportar a "Endeavour" para a Flórida, uma tarefa complicada que pode levar uma semana.


Ônibus espacial pega "carona" para a Flórida / AP


Boeing modificado da Nasa é usado para transportar ônibus espacial / AP

O retorno à Terra da "Endeavour" pôs fim a uma missão de 16 dias, que começou no dia 14 de novembro.  A nave levou à ISS alimentos, equipamentos para ampliar seus espaços habitáveis, instalações para exercícios físicos, móveis e utensílios de cozinha e um sistema para reciclar da urina dos astronautas.

Além destas tarefas, os astronautas instalaram um "controle ambiental regenerativo" que recicla a urina dos astronautas e a condensação do ar para transformá-la em água potável que poderá ser bebida e utilizada para esfriar os sistemas da nave.

Leia mais sobre Endeavour

    Leia tudo sobre: endeavour

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG