Endeavour pronto para decolar no dia 11, apesar das dúvidas meteorológicas

O ônibus espacial americano Endeavour está pronto para sua terceira tentativa de lançamento no sábado para a Estação Espacial Internacional (ISS), levando sete astronautas a bordo, apesar das condições meteorológicas ainda serem incertas.

AFP |

"O Endeavour está em perfeito estado, os preparativos para o lançamento se desenvolvem bem, nossas tarefas são executadas como o previsto e não há qualquer problema técnico", indicou Charlie Blackwell-Thompson, diretora de testes da Nasa.

A contagem regressiva deve começar na noite desta quarta, às 22H00 local (02H00 GMT de quinta) para o lançamento no sábado, às 19H39 (23H39 GMT) do Centro Espacial Kennedy perto de Cabo Cañaveral na Flórida (sudeste).

As duas tentativas anteriores de lançamento em 13 e 17 de junho foram canceladas por um ajuste mínimo na placa de sustenta o duto por onde sai o excedente de hidrogênio do tanque externo de combustível.

Os prognósticos meteorológicos continuam incertos e as previsões dão apenas 40% de probabilidades de que haja condições favoráveis para o lançamento.

O Endeavour deve levar e instalar na ISS os últimos elementos do laboratório japonês Kibo, cujos dois módulos pressurizados foram incorporados em 2008, como o Columbus, o laboratório europeu.

js/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG