Endeavour inicia missão de 15 dias no espaço

O ônibus espacial Endeavour foi lançado com sucesso na noite desta sexta-feira e já está em órbita da Terra, com seus sete astronautas a bordo, informou a Nasa.

AFP |

A nave decolou, como estava previsto, às 22H55 de Brasília, de Cabo Cañaveral (Flórida), para uma missão de 15 dias, voltada especialmente para o transporte de 15 toneladas de equipamentos para duplicar a capacidade de alojamento de pessoal na ISS.

O Endeavour entrou em órbita nove minutos após o lançamento, sem qualquer problema, destacou a agência espacial americana.

O ônibus espacial leva material e equipamento para o módulo pressurizado italiano Leonardo, que permitirá aumentar de três para seis pessoas a tripulação fixa da ISS para 2009, destacou a Nasa.

Os astronautas instalarão duas novas cabines para dormir, equipamento de exercícios, um segundo banheiro, dois novos fornos para aquecer alimentos, um refrigerador para alimentos e bebidas, assim como um congelador e um forno destinados a experiências científicas.

O Endeavour leva ainda um sistema de reciclagem de urina para água potável, chamado de "regenerador de água", que representa uma importante etapa para que sistemas similares possam ser empregados no futuro em expedições lunares ou marcianas.

A tripulação do Endeavour deve realizar ainda quatro saídas ao espaço, de seis horas e meia cada, basicamente para limpar um sistema de rotação de uma das três antenas solares duplas da ISS, com problema desde 2007, e aprontá-lo para um futuro reparo.

Os astronautas também instalarão duas antenas GPS no laboratório japonês Kibo.

A tripulação do ônibus espacial, integrada por cinco homens e duas mulheres, todos americanos, é integrada pelo comandante Chris Ferguson, 47 anos, o co-piloto Eric Boe, 44, e cinco especialistas de missão, incluindo Sandra Magnus.

Magnus substituirá sua compatriota Greg Chamitoff como engenheira de vôo da 18ª Expedição da ISS.


    Leia tudo sobre: endeavour

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG