Endeavour em perfeito estado para retornar à Terra

A Nasa anunciou neste sábado que o ônibus espacial Endeavour está pronto para retornar à Terra domingo, mas as previsões meteorológicas são incertas na Flórida; a Califórnia aparece como alternativa, indicaram dirigentes da missão.

AFP |

"O Endeavour está em muito bom estado, inclusive melhor em relação às naves que já lançamos", declarou LeRoy Cain, em entrevista à imprensa.

O funcionário se referia à inspeção das proteções térmicas das asas e da parte frontal do Endeavour efetuada durante a semana pela tripulação, pouco depois do desacoplamento da Estação Espacial Internacional (ISS).

O ônibus espacial transportou 14,5 toneladas de materiais e equipamentos. Além da máquina de reciclagem de urina, os sete membros da tripulação do Endeavour levaram um congelador e um forno, destinados a experimentos científicos no laboratório americano Destiny, e mais duas cabines, que servirão de quarto.

A nave também transportou dois novos fornos para esquentar comida, uma nova geladeira para alimentos e bebida e aparelhos de ginástica.

js/tlp/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG