Endeavour é lançado na Flórida para missão da Estação Espacial

Por Irene Klotz CABO CANAVERAL (Reuters) - O ônibus espacial norte-americano Endeavour foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nesta quarta-feira com sete astronautas a bordo para uma missão de 16 dias que instalará a última peça de um laboratório de pesquisa japonês na Estação Espacial Internacional.

Reuters |

Após cinco adiamentos devido a um vazamento de combustível, raios e mau tempo, o Endeavour foi lançado às 18:03 horário local (19:03 horário de Brasília) e chegará à estação espacial na sexta-feira.

A equipe de seis pessoas da estação ajudará os astronautas do Endeavour na instalação de uma plataforma de experimentos externos, o componente final do laboratório japonês Kibo, de 2,4 bilhões de dólares.

A plataforma, planejada para desenvolver experimentos em um ambiente aberto no espaço, deve ser instalada durante a primeira de cinco caminhadas espaciais planejadas durante a estadia da equipe do Endeavour.

Astronautas também irão substituir baterias e entregarão componentes espaciais necessários para manter a operação da estação após a aposentadoria da frota de ônibus espaciais no próximo ano.

A estação está a 354 quilômetros da órbita da Terra e está há mais de uma década em construção. Com a missão do Endeavour, a Nasa tem mais oito voos programados para finalizar o projeto de 100 bilhões de dólares, com 16 países.

O astronauta Timothy Kopra se juntará à tripulação da estação para uma curta temporada de seis semanas, assumindo a vaga de engenheiro de voo ocupada pelo japonês Kichi Wakata.

Wakata, em órbita desde março, retornará a bordo do Endeavour, que deve voltar ao Centro Espacial Kennedy no dia 31 de julho.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG