Encontradas duas toneladas de moedas antigas sob colégio da China

Pequim, 10 jun (EFE).- Mais de duas toneladas de moedas antigas, algumas delas de mais de mil anos, foram encontradas sob o pátio de uma escola primária na província de Shaanxi (norte da China), informou hoje a agência oficial Xinhua.

EFE |

O tesouro arqueológico, com moedas das dinastias Tang, Song e Iuane (séculos VII a XIV), foi achado casualmente por trabalhadores que estavam construindo um prédio no centro educativo, na localidade de Liquan.

A equipe de construção avisou ao escritório de arqueologia local, que enviou analistas ao local para extrair as moedas, acrescentou a informação.

Acredita-se que o local abrigava uma câmara de segurança durante a dinastia Iuane, quando a China era governada pelos mongóis e utilizava moedas que estavam em circulação há sete séculos.

Os chineses também acreditam que o local abrigou um templo há mais de 2.000 anos em memória à mãe de um imperador, e por isso as moedas poderiam ser doações de pessoas visitaram o lugar ao longo dos séculos.

As moedas foram enviadas a um museu local, onde os analistas estão realizando sua classificação, explicou Zhao Aiguo, diretor do escritório provincial de cultura e turismo de Liquan.

A província de Shaanxi, onde o tesouro foi encontrado, foi durante séculos o centro da civilização chinesa, com capital em Xian, e também uma das origens dessa cultura oriental. EFE abc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG