Encontrada vala com 23 soldados mortos na Guerra do Vietnã

Operários que construíam uma estrada acharam o local

EFE |

As autoridades vietnamitas anunciaram a descoberta de uma vala comum com pelo menos 23 corpos de soldados mortos durante a Guerra do Vietnã, indicou nesta terça-feira a imprensa local.

Operários que trabalham na ampliação da estrada que atravessa a província central de Khanh Hoa acharam a vala na semana passada, explicou Bui Xuan Gia, porta-voz do comando provincial, ao diário "Nguoi Lao Dong".

As autoridades informaram que agora trabalham na identificação dos corpos, após seis dias de tarefas de recuperação. Os militares já indicaram que os guerrilheiros podem ter feito parte do ataque lançado a uma base militar americana durante a Ofensiva do Tet, em 1968.

Nesta operação, as tropas do Vietnã do Norte buscavam atacar de surpresa pontos estratégicos controlados pelas tropas do Sul, especialmente as cidades de Saigon e Hue, durante o ano novo lunar (Tet) com a mobilização de cerca de 100 mil soldados.

A Ofensiva do Tet foi um fracasso para o Exército norte-vietnamita, que contou 44 mil mortos, mas segundo os especialistas representou um ponto de inflexão na opinião da população americana que se opunha à disputa.

A Guerra do Vietnã, da qual os Estados Unidos se retiraram formalmente em 1973 e que terminou com a vitória comunista em 1975, pôs fim à vida de três milhões de vietnamitas e de 58 mil americanos.

    Leia tudo sobre: VIETNÃ GUERRA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG