Ike deixam ao menos 64 mortos no Haiti - Mundo - iG" /

Enchentes provocadas por Ike deixam ao menos 64 mortos no Haiti

Porto Príncipe, 8 set (EFE) - Pelo menos 64 pessoas morreram em conseqüência das inundações provocadas pela passagem do furacão Ike no Haiti, 60 delas em Cabaret, situada 24 quilômetros ao norte de Porto Príncipe, informaram hoje fontes parlamentares.

EFE |

O deputado Valciné Pierre-Jerome, que representa esse distrito, disse à Agência Efe que entre as vítimas fatais estão 14 crianças com menos de dez anos, além de várias grávidas.

No entanto, a informação de Pierre-Jerome não foi confirmada pelo escritório de Defesa Civil, que hoje suspendeu a emissão de boletins sobre o tema.

O furacão "Ike" também deixou três mortos no norte e um no oeste, segundo informações obtidas pela Efe.

Pierre-Jerome advertiu de que o número de vítimas pode aumentar, e pediu ao Ministério da Saúde Pública que adote medidas "especiais" para enfrentar a situação de Cabaret.

As necessidades mais urgentes da localidade são alimentos, água e roupa, acrescentou o deputado.

Além disso, Pierre-Jerome convocou o ministério a dar respostas às necessidades da população afetada desde meados de agosto por duas tempestades tropicais e dois furacões.

Calcula-se que mais de 300 pessoas tenham morrido em conseqüência da intensa atividade ciclônica nas últimas semanas no Haiti, onde mais 750 mil estão desabrigadas.

O deputado disse que a Cruz Vermelha levou água e a Defesa Civil comida a Cabaret, mas que as quantidades não são suficientes para as vítimas.

Estas inundações se somam às registradas em grande parte do departamento de Artibonite (norte) e em sua capital, Gonaives, onde as águas voltaram a subir devido à passagem do furacão, assim como ocorreu quando a tempestade tropical "Hanna" castigou o país.

Segundo a diretora da Defesa Civil, Marie Alta Jean-Baptiste, em Gonaives, as águas alcançaram níveis de entre 2 e 2,5 metros. EFE gp/ab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG