Enchente deixa mais de 2 mil turistas ilhados na região de Machu Picchu

A forte chuva que caiu na região turística de Machu Pichu, no Peru, deixou mais de 2 mil turistas ilhados na região. Segundo o Itamaraty, há cidadãos brasileiros entre os turistas surpreendidos por deslizamentos e cheias de rios causados pela chuva.

iG São Paulo |

O governo peruano iniciou na segunda-feira a retirada, por helicópteros, dos turistas que estão desde domingo em Aguascalientes, vizinha a Machu Picchu, no sudeste andino.

Um primeiro grupo de 20 turistas já foi retirado do local, segundo o ministro de Comércio Exterior e Turismo, Martín Pérez. Seis helicópteros foram colocados à disposição para os trabalhos de resgate.


Primeiros turistas foram resgatados na última segunda-feira / AP

Falta de local para dormir

"O dinheiro de muitas pessoas já acabou e estão implorando por comida e água para os seus filhos ou para acomodações. Outros estão espalhados no chão da estação de trens à espera do resgate", disse a turista mexicana Alva Ramirez, de 40 anos, em entrevista por telefone à agência AP.

Alva disse que os hotéis da cidade estavam cheios e muitos turistas dormiram nas ruas da cidade.

O turista chileno Martin Squella, de 19 anos, disse que muitos restaurantes elevaram os preços para obter vantagem sobre a alta demanda.

Enchentes e deslizamentos

As chuvas que caem na região turística de Machu Pichu desde o final de semana estão sendo consideradas as mais intensas dos últimos 15 anos, segundo os serviços de meteorologia peruanos, e obrigaram o governo a declarar situação de emergência por 60 dias na região de Cusco.


Forte chuva inundou a cidade de Aguascalientes, perto de Machu Pichu / AP

Centenas de caminhões que transportam mercadorias estão parados nas principais estradas do sudeste andino por falta de condições de locomoção. A empresa PeruRail, de capital britânico, operadora da rota entre Cusco e Machu Picchu, informou que a via férrea também está interrompida.

Leia mais sobre Peru

    Leia tudo sobre: peru

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG