Emissões de CO2 da UE se reduzem em 2008 pelo quarto ano consecutivo

A quantidade de gases causadores do efeito estufa emitida por 15 países da União Europeia caiu em 2008 pelo quarto ano consecutivo - 1,3% em relação a 2007, indicou nesta segunda-feira a Comissão Europeia, afirmando que o bloco está no caminho para cumprir os compromissos estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto.

AFP |

Nos últimos quatro anos, as emissões nestes países diminuíram em média 6,2% em relação a 1990, explicou a Comissão em uma nota, citando números provisórios da Agência Europeia de Meio Ambiente.

Assim, "damos um grande passo para o cumprimento do objetivo estabelecido no Protocolo de Kyoto", que prevê uma redução de 8% das emissões entre 2008-2012 para os 15 países que integravam a UE quando o texto foi assinado, em 1997, indica o comunicado.

O bloco europeu é formado atualmente por 27 países - que, à margem de Kyoto, compartilham o objetivo de alcançar um corte de 20% das emissões até 2020 em relação aos níveis de 1990.

A queda de 2008 se deve principalmente a uma redução das emissões de dióxido de carbono originadas pela queima de combustíveis fósseis nos setores de transporte, de energia e da indústria.

A crise econômica também influenciou a redução, já que os níveis de consumo energético por parte da indústria e do transporte de mercadorias caíram, segundo Bruxelas.

O comissário europeu do Meio Ambiente, Stavros Dimas, comemorou os novos dados, dizendo tratar-se de "uma mensagem oportunamente dirigida ao resto do mundo" a poucos meses da conferência internacional sobre as mudanças climáticas que acontece em dezembro, em Copenhague, da qual deve sair um protocolo global para substituir Kyoto.

app/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG