Emissário dos EUA viaja para Síria e Líbano nesta semana

O emissário americano George Mitchell visitará Síria e Líbano nesta semana como parte dos esforços americanos para conseguir uma solução para o conflito no Oriente Médio, anunciou nesta terça-feira o porta-voz do departamento de Estado, Ian Kelly.

AFP |

Mitchell fará, primeiro, uma etapa em Ramallah, Cisjordânia, nesta quarta-feira, seguindo para Beirute na quinta e Damasco na sexta, onde passará o final de semana, precisou Kelly.

A viagem de Mitchell será realizada "como parte do compromisso do presidente (Barack Obama) de trabalhar por uma paz global na região", disse Kelly.

Será sua primeira visita ao Líbano.

Funcionários em Beirute explicaram que Mitchell, que está atualmente em Jerusalém, chegará ao Líbano junto com o chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, depois das eleições nas quais uma aliança liderada pelo Hezbollah foi derrotada por uma coalizão pró-ocidental.

O governo Obama vem realizando esforços diplomáticos com a Síria para melhorar as tensas relações mantidas pelo país com Washington depois da invasão do Iraque, em 2003, e do assassinato do líder libanês Rafik Hariri em 2005.

Washington chamou seu embaixador em Damasco em 2005 depois do assassinato de Hariri e ainda não tomou qualquer iniciativa sobre a substituição. Damasco nega qualquer envolvimento no crime.

lc/mac/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG