Emissário de Obama espera avanço na relação entre EUA e Síria

Damasco, 20 jan (EFE).- O enviado especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell, disse hoje em Damasco que espera avanços tangíveis na relação entre Estados Unidos e Síria.

EFE |

Mitchell falou com a imprensa após se reunir com o presidente da Síria, Bashar al-Assad. O representante de Barack Obama espera progressos nos esforços para a estabelecer a paz na região e melhorar a relação bilateral entre americanos e sírios.

"A Síria deve ter um papel importante em todos esses esforços; é minha terceira reunião com o presidente Assad e espero construir uma relação positiva", disse.

Após uma visita ao Líbano, Mitchell chegou hoje à Síria em mais uma viagem diplomática pela região com o objetivo de impulsionar as negociações de paz entre Israel e seus vizinhos, e entre EUA e Síria.

Uma pessoa ligada ao presidente da Síria disse que Assad transmitiu a Mitchell "a necessidade de acabar com a ocupação (israelense de terras árabes) e devolver os direitos a seus proprietários (os palestinos)".

Além disso, o presidente sírio ressaltou o "importante" papel da Turquia no processo de paz.

Está previsto que o enviado da Casa Branca se reúna também com o chanceler sírio, Walid al-Moualem, antes de ir para Israel e os territórios palestinos. EFE gb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG