Emissário da ONU chega a Coreia do Norte para negociação nuclear

Um conselheiro do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, Lynn Pascoe, desembarcou nesta terça-feira na Coreia do Norte, informou a agência oficial Xinhua (Nova China), em um momento no qual a comunidade internacional tenta convencer o regime de Pyongyang a retornar à negociação sobre seu programa nuclear.

AFP |

Lynn Pascoe, secretário-geral adjunto e responsável pelas relações políticas nas Nações Unidas, ficará na Coreia do Norte até 12 de fevereiro.

Pascoe, ex-embaixador americano, é o funcionário mais importante da ONU a visitar a Coreia do Norte desde 2004. No desembarque, ele afirmou que pretende abordar com as autoridades norte-coreanas as formas de reforçar a cooperação entre o país e as Nações Unidas, segundo a Xinhua.

A comunidade internacional tenta convencer Pyongyang a retornar às negociações sobre o fim do programa de nuclear, iniciadas em agosto de 2003, e que incluem as duas Coreias, China, Japão, Estados Unidos e Rússia.

A Coreia do Norte abandonou as negociações em abril de 2009, após um criticado lançamento de míssil, que recebeu sanções do Conselho de Segurança da ONU. Em seguida o país executou um segundo teste nuclear, consecutivo ao realizado em 2006.


Sul-coreanos protestam contra programa nuclear da Coreia do Norte / AP

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do norte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG