Emissário americano se encontra com dirigentes israelenses em Tel Aviv

George Mitchell, o emissário americano para o Oriente Médio, iniciou nesta quinta-feira uma visita em Israel, na segunda viagem à região para tentar avançar nas negociações de paz, anunciaram fontes oficiais.

AFP |

Pouco depois de sua chegada a Tel Aviv, o ex-senador se reuniu com a chanceler israelense, Tzipi Livni.

"Vamos conversar sobre a conferência de doadores no Egito e a situação em Gaza", declarou Livni ao receber o emissário americano.

"É óbvio que Israel considera necessário participar quando se trata de uma ajuda humanitária, mas temos que ver como fazer isso sem reforçar o Hamas, a organização terrorista que controla a Faixa de Gaza", destacou.

Mitchell se encontrou em seguida com Benjamin Netanyahu, o provável novo primeiro-ministro de Israel.

O líder do partido de direita Likud qualificou de "positiva e construtiva" a conversa com o emissário, que durou cerca de 40 minutos em um hotel de Tel Aviv.

George Mitchell conversou depois com o primeiro-ministro, Ehud Olmert, durante uma hora. O porta-voz do chefe de governo, Mark Regev, também qualificou o encontro de "positivo", e destacou que Olmert apoiou à conferência de doadores.

Sexta-feira, o emissário americano deve se encontrar com o ministro da Defesa, Ehud Barak.

No mesmo dia, Mitchell irá a Ramallah, na Cisjordânia, para se encontrar com o presidente palestino, Mahmud Abbas.

Já a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajará ao Oriente Médio e à Europa de 1 a 7 de março, anunciou nesta quinta-feira Robert Wood, porta-voz do Departamento de Estado.

bur/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG