Emirados Árabes Unidos pedem apoio em sua disputa por ilhas do Golfo Pérsico

Abu Dhabi, 20 ago (EFE).- Os Emirados Árabes Unidos (EAU) pediram hoje aos países árabes que o apóiem em sua disputa com o Irã sobre três ilhas do Golfo Pérsico, atualmente controladas pela República Islâmica, informou a agência de notícias WAM.

EFE |

O Parlamento dos Emirados Árabes Unidos enviou uma mensagem à União Parlamentar Árabe com esta mensagem, na qual pediu à organização pan-árabe que a distribua entre todos os deputados das Câmaras nacionais.

Recentemente, o Irã decidiu abrir dois escritórios na ilha de Abu Moussa, um movimento que os EAU qualificaram de "ilegal".

O conflito por esta pequena ilha, de 12 quilômetros quadrados e na entrada do Golfo Pérsico, data de 1971, quando o Irã a ocupou, depois que o Reino Unido saiu da região.

O Irã e o emirado de Sharja (um dos sete que formam os Emirados Árabes Unidos) assinaram então um acordo de administração conjunta da ilha de Abu Moussa, junto às de Tonb Maior e Tonb Menor (também em disputa), durante 20 anos, mas, desde o final desse período, as tropas iranianas controlam a área.

A Liga Árabe condenou então esse fato e pediu uma solução negociada.

No entanto, o conflito se intensificou por causa da abertura de dois escritórios, destinadas ao resgate e registro marítimos.

As ilhas ficam próximas ao Estreito de Ormuz, na entrada do Golfo Pérsico, por isso é uma área de máximo interesse estratégico. EFE mmy/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG