Al Jazira - Mundo - iG" /

Emir do Kuwait pretende dissolver Parlamento, diz a Al Jazira

Cairo, 4 mar (EFE).- O xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah emir do Kuwait, pretende dissolver o Parlamento e convocar eleições, para encerrar uma disputa entre Governo e deputados a respeito do primeiro-ministro -parente dele-, informou hoje a TV Al Jazira, citando fontes governamentais que não se identificaram.

EFE |

Segundo elas, a situação política no país se encontra em um impasse e não há outra opção senão a de realizar eleições parlamentares.

Esta crise política surgiu após o pedido apresentado por diversos deputados para interpelar ao primeiro-ministro, o xeque Nasser Mohammed al-Ahmad al-Sabah, da família do emir, que acusam de "má administração e violação da Constituição, além de ter fracassado na adoção de políticas econômicas".

Em 25 de novembro do ano passado, uma crise semelhante culminou com a renúncia do Governo kuwaitiano em protesto pela insistência dos deputados em votar um pedido para que o primeiro-ministro comparecesse ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre estas acusações.

Nessa ocasião, o emir encarregou-o a formação de outro gabinete.

A Constituição kuwatiana, de 1962, concede ao emir o poder de dissolver o Governo ou o Parlamento, eleito por voto direto e universal a cada quatro anos. EFE nq/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG