Emir do Catar apoia intenção de Lula de mediar conflito no Oriente Médio

Brasília, 20 jan (EFE).- O emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al-Thani, declarou seu apoio hoje à intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de incluir o Brasil nas iniciativas dirigidas a buscar um acordo de paz no Oriente Médio.

EFE |

"O Catar apoia as iniciativas do Brasil em favor da paz, assim como suas ações humanitárias", disse o emir durante um encontro com Lula em Brasília, aonde chegou hoje em visita oficial.

O presidente, por sua vez, elogiou a "vocação para a paz e a solidariedade" do Catar e reiterou que o Brasil "defende a constituição de um Estado palestino e a existência de Israel, em condições de plena segurança".

Lula sustentou que "foi com essa convicção" que recebeu em novembro passado as visitas oficiais de seu colega de Israel, Shimon Peres; do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e do governante iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Em discurso pronunciado durante o brinde de um almoço oferecido em homenagem ao emir do Catar, Lula disse que deve fazer uma visita oficial a Israel em maio e adiantou que, nessa viagem, incluirá uma escala em Doha, a capital catariana.

O encontro de hoje serviu para a assinatura de acordos bilaterais nas áreas tributária, de transporte aéreo, consular e de cooperação econômica e comercial.

Lula e o xeque catariano também reiteraram sua dor pela destruição causada pelo terremoto que devastou o Haiti no último dia 12, assim como sua solidariedade às vítimas da tragédia. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG