Emboscada deixa dez policiais mortos no México

Ainda não se sabe quem executou ação, lançada em reduto de narcotraficantes; em incidente separado, 17 presos morrem em Sinaloa

EFE |

Dez policiais federais mexicanos morreram e vários ficaram feridos nesta segunda-feira em emboscada feita pelo crime organizado contra uma unidade da Polícia Federal nas imediações da cidade mexicana de Zitacuaro, no Estado de Michoacán, informou o Ministério de Segurança Pública.

A secretária de Segurança Pública do Estado de Michoacán, Minerva Bautista, indicou em declarações à emissora de rádio "Formato 21" que a emboscada foi feita em uma região conhecida como Lengua de Vaca, perto de um pedágio, quando os agentes se dirigiam para a capital mexicana.

Segundo Minerva, após o ataque foram enviados ao local soldados do Exército, reforços da Polícia Federal, policiais e membros de Defesa Civil para ajudar aos feridos. Depois da emboscada foi registrado um tiroteio no centro de Zitácuaro, e outro na periferia da cidade, disse a funcionária, acrescentando que ainda não se sabe qual grupo executou a ação.

Michoacán é um reduto da organização narcotraficante La Família Michoacana, um cartel de drogas conhecido por decapitar e esquartejar seus rivais e realizar violentos ataques contra as autoridades.

Mortes em prisão

Um tiroteio entre detentos acabou nesta segunda-feira com o saldo de 17 mortos na penitenciária de Mazatlan, no Estado mexicano de Sinaloa, informou a procuradoria geral de Justiça do México. Além dos mortos, até agora estão confirmados dois feridos, ambos policiais, que não apresentam ferimentos graves. Um dos agentes tinha lesões de faca, enquanto outro tinha marcas de bala.

O órgão de justiça mexicano indicou que a origem do confronto, que explodiu cerca da 9h30 no horário local, parece ter sido motivo por rixa de presos. Soldados tiveram de entrar na prisão para restabelecer a ordem.

    Leia tudo sobre: méxiconarcotráficocartéis de drogasviolência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG