Embarcação de ecologistas afunda após choque na Antártica

SYDNEY - Uma embarcação veloz utilizada por ecologistas australianos para perseguir baleeiros japoneses ficou destruída após um confronto com pescadores nipônicos na Antártica.

AFP |

O 'Ady Gil', uma embarcação futurista em carbono e kevlar, capaz de alcançar 93 km/h, se partiu em dois e afundou após um choque no mar, diante da Commonwealth Bay, segundo o jornal.


Embarcação dos ativistas ficou destruída / AFP

Os seis membros da tripulação do 'Ady Gil' foram resgatados ilesos, segundo Paul Watson, diretor da campanha anual organizada pelo grupo Sea Shepherd contra a pesca da baleia.

A Sea Shepherd informou que as possibilidades de recuperar o 'Ady Gil' são pequenas e que o ataque "não provocado" foi filmado.


Imagem mostra momento do impacto de baleeiro contra "Ady Gil" / AFP

"O 'Shonan Maru Nº2' se colocou em movimento de repente e deliberadamente avançou contra o 'Ady Gil', arrancando oito pés (2,4 metros) da proa", afirma um comunicado.

Sob a alegação de pesquisa científica, o Japão burla a moratória internacional sobre a caça das baleias, em vigor desde 1986, o que provoca a revolta de Austrália e Nova Zelândia.


Foto de arquivo mostra embarcação dos ativistas / AP

Leia mais sobre caça de baleias

    Leia tudo sobre: austráliabaleia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG