Embaixadores russos apresentam credenciais na Ossétia do Sul e Abkházia

Moscou, 16 dez (EFE).- Os embaixadores da Rússia designados para as regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, ambas reconhecidas como Estados independentes por Moscou, apresentaram hoje suas cartas credenciais ao líderes locais.

EFE |

O diplomata russo Elbrus Kargiev "apresentou suas cartas credenciais ao presidente do país (Ossétia do Sul), Eduard Kokoiti", informou a agência oficial RIA "Novosti".

Segundo Tamara Kelejsaeva, porta-voz do líder osseta, Kokoiti recebeu as cartas credenciais em cerimônia solene, realizada na sede do Governo na capital, Tskhinvali.

Afirmou que Kokoiti, "através do embaixador especial e plenipotenciário da Federação Russa na Ossétia do Sul, expressou seu profundo agradecimento e reconhecimento às autoridades da Rússia por todos os esforços empregados em reconhecer a independência da Ossétia do Sul".

Além disso, segundo a agência, "o embaixador da Rússia na Abkházia, Semyon Grigoriev, apresentou suas cartas credenciais ao presidente da república, Serguei Bagapsh".

O líder da Abkházia agradeceu à Rússia o apoio à região em todas as esferas, e disse que as relações entre os dois contam com "profundas raízes".

"A Abkházia e a Rússia são unidas por uma comunidade de destinos, história das culturas e relações intergovernamentais até o período soviético. Durante décadas, vivemos em um Estado e essa experiência positiva influi substancialmente no caráter da cooperação" entre os dois, disse.

O Ministério de Assuntos Exteriores russo tinha informado antes que a apresentação das cartas credenciais é um passo importante no estabelecimento das relações intergovernamentais plenas "entre a Rússia e os novos Estados independentes no Cáucaso Norte", acrescentou a "RIA Novosti".

Moscou reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia em 26 de agosto, e estabeleceu relações diplomáticas com as mesmas em 9 de setembro. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG