Embaixador seqüestrado aparece em vídeo

O embaixador paquistanês no Afeganistão, que desapareceu em fevereiro, apareceu em um vídeo dizendo que está em poder de militantes do Talebã.

BBC Brasil |

Tariq Azizuddin aparece cercado por homens armados no vídeo, divulgado neste sábado pela rede de TV Al-Arabiya, baseada em Dubai.


Reprodução de TV mostra embaixador cercado por homens armados / AFP

O embaixador apelou para que o governo do Paquistão atenda às demandas de seus seqüestradores.

Esta foi a primeira vez que o diplomata foi visto em público desde que desapareceu quando viajava da cidade paquistanesa de Peshawar em direção à capital afegã Cabul.

No vídeo, Azizuddin diz que está sendo mantido com seu motorista e seu guarda-costas em "condições confortáveis".

Apelo

"Nós fomos seqüestrados por militantes do Talebã", disse. "Nós não temos problemas (agora), mas eu sofro de problemas de saúde como pressão alta e dores no peito."

Apelando diretamente para os embaixadores paquistaneses no Irã e na China e para o ministro de Relações Exteriores de seu país, o diplomata disse: "Eu peço para que façam o possível para nos manterem vivos e atender a todas as demandas do Talebã o mais rápido possível para que sejamos libertados e voltemos para casa, se Deus quiser".

Um porta-voz do Talebã havia dito em fevereiro que o embaixador seria trocado por um comandante do grupo capturado por forças de segurança paquistanesas.

Várias áreas na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão são redutos de militantes pró-Talebã e centenas de pessoas foram seqüestradas na região nos últimos anos.

Há relatos de que o embaixador já teria viajado de carro até Cabul antes, muitas vezes sem ser escoltado por seguranças de tribos da região.

Leia mais sobre o Taleban

    Leia tudo sobre: taleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG