grande acontecimento visita de Sarkozy ao Haiti - Mundo - iG" /

Embaixador qualifica de grande acontecimento visita de Sarkozy ao Haiti

Porto Príncipe, 15 fev (EFE).- O embaixador da França no Haiti, Didier Le Bret, qualificou hoje de grande acontecimento a visita de quatro horas e meia que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, fará na próxima quarta-feira ao Haiti, antiga colônia francesa.

EFE |

"Viramos uma página de nossa história e vamos escrever uma nova", declarou o embaixador à emissora "Signal FM".

O Palácio do Eliseu, sede do Governo francês, confirmou hoje a agenda de Sarkozy, que deve chegar ao aeroporto de Porto Príncipe na quarta-feira às 7h local (10h de Brasília), onde será recebido pelo presidente haitiano, René Préval.

Os dois líderes farão uma reunião no Palácio Nacional na qual também estará presente o primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, e membros do Governo local envolvidos nas tarefas de reconstrução do país após o terremoto de 12 de janeiro que, segundo fontes oficiais, deixou 217 mil mortos.

"A França deve assumir seu papel na reconstrução física do país", argumentou o diplomata em suas declarações à emissora.

Ele acrescentou que "também devemos assumir nosso papel de refletir sobre uma nova regra do território e a reconstrução de setores vitais".

A agenda de Sarkozy inclui um sobrevoo de helicóptero pelas áreas devastadas pelo terremoto, em companhia do chefe de Estado haitiano.

Posteriormente, Sarkozy visitará um hospital de campanha da segurança civil francesa e se reunirá com membros das equipes de resgate que cooperaram nos trabalhos de ajuda depois do terremoto.

"Há um antes e um depois de 12 de janeiro e eu sei que meu país estará à altura dos desafios que devemos enfrentar juntos", declarou o embaixador Le Bret.

A breve visita inclui também um encontro na embaixada da França com representantes da colônia francesa no Haiti, ONGs e responsáveis civis e militares da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), liderada por tropas brasileiras. EFE mf/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG