Embaixador israelense na França convocado depois de incidente em Gaza

A França anunciou nesta quarta-feira a convocação do embaixador israelense em Paris depois que o cônsul geral da França em Jerusalém se viu bloquado na passagem fronteiriça de Erez, entre Israel e Gaza, e que foram realizados disparos contra sua delegação.

AFP |

"Alain Rémy, cônsul geral da França em Jerusalém, e vários de seus colaboradores, viajaram onem (terça-feira) a Gaza a fim de avaliar a situação, especialmente a abertura das passagens e para examinar o estado dos projetos financiados pela França", explicou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Eric Chevallier.

"Ao final da visita, a delegação que tinha previsto regressar à noite a Jerusalém foi bloqueada pelas autoridades israelenses durante mais de seis horas na passagem de Erez", acrescentou.

"O comboio no qual viajavam também outros diplomatas europeus recebeu disparos de advertência procedentes de soldados israelenses e a chancelaria francesa convocou o embaixador de Israel na França para protestar por este incidente inaceitável e pedir explicações", acrescentou.

Esta é a segunda vez em poucos dias que o cônsul francês tem um incidente com as autoridades israelenses. Na sexta-feira passada, a polícia de fronteira israelense o reteve por três horas e meia quando tentava cruzar o ponto de passagem em Belém, na Cisjordânia, para regressar a Jerusalém.

prh/hr/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG