Embaixador dos EUA na Bolívia volta amanhã para La Paz

Washington, 1º jul (EFE).- O embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, voltará amanhã para La Paz, após uma série de consultas com a Casa Branca, informaram hoje fontes diplomáticas.

EFE |

As consultas foram motivadas por um protesto feito no mês passado junto à representação diplomática americana na Bolívia.

O protesto teve sua origem na decisão do Governo dos EUA de conceder asilo a um ex-ministro boliviano acusado de genocídio e crimes financeiros.

As fontes, citadas por meios de comunicação locais, disseram que Goldberg recebeu instruções da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, para se reunir com representantes do Governo boliviano e analisar a situação.

"O retorno do embaixador Goldberg destaca nosso interesse em nossa relação com a Bolívia e o povo boliviano", disse uma porta-voz do Departamento de Estado.

"Isto é o que define nosso compromisso com a Bolívia e esperamos o mesmo do Governo boliviano", acrescentou.

As tensões na relação entre ambos os países aumentaram na semana passada, quando o presidente Evo Morales, um aliado do venezuelano Hugo Chávez, apoiou a expulsão de representantes da agência americana de ajuda ao desenvolvimento internacional (USAID, em inglês). EFE ojl/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG