La Paz, 1 jul (EFE).- O embaixador do Peru na Bolívia, Fernando Rojas, viajou hoje a Lima após ser chamado para consultas por seu Governo para analisar as relações bilaterais entre ambos os países, confirmaram à Efe fontes da legação peruana em La Paz.

O Peru convocou seu embaixador em La Paz após o mal-estar causado no Governo de Alan García pelas declarações do presidente boliviano, Evo Morales, sobre a suposta instalação de bases militares dos Estados Unidos em território peruano.

Tanto o Governo peruano quanto seu embaixador qualificaram de "ingerência" as afirmações de Morales, que constituem o mais recente episódio de uma seqüência de "atritos" entre ambos os países durante as últimas semanas.

O Governo da Bolívia ainda não se pronunciou sobre este incidente diplomático, e afirmou que "não há nada a comentar", segundo declarou ontem o vice-presidente Álvaro García Linera.

Fontes da Embaixada do Peru asseguraram à Efe que não receberam ligações ou pedidos de parte do Governo da Bolívia para discutir a situação. EFE sam/gs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.