Embaixador do Paquistão em Cabul seqüestrado aparece em vídeo talibã

O embaixador do Paquistão em Cabul, Tariq Azizuddin, seqüestrado em fevereiro, apareceu neste sábado em um vídeo difundido pela TV al-Arabiya, onde afirma que foi detido pelos talibãs.

AFP |

"Estávamos a caminho do Afeganistão em um veículo oficial, no dia 11 de fevereiro, quando fomos seqüestrados na região de Khyber (...) por mujahedines dos talibãs", disse no vídeo o diplomata, cujas palavras foram traduzidas para o árabe pela al-Arabiya, com sede em Dubai.

O embaixador foi seqüestrado nas regiões tribais do noroeste do Paquistão, feudo dos combatentes islamitas ligados aos talibãs e à rede al-Qaeda.

O diplomata foi seqüestrado junto com seu motorista na estrada principal entre o Paquistão e o Afeganistão, no desfiladeiro himalaio de Khyber.

No vídeo, Azizuddin ressaltou que é mantido em poder dos combatentes ao lado do motorista e de seu segurança. "As condições (da detenção) são boas e cuidam de nós", disse.

Nas imagens, estavam sentados ao lado do embaixador dois homens -que pareciam ser os outros dois reféns-, enquanto três homens armados ficaram ao fundo.

Azizudin fez um apelo ao seu governo e aos emissários do Paquistão no Irã e na China para que façam tudo o que puderem para proteger suas vidas e atender a todas as exigências dos mujahedines dos talibãs para garantir sua libertação.

O governo de Islamabad nunca confirmou oficialmente o seqüestro de seu diplomata, limitando-se a falar de "desaparecimento".

ak/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG