em larga escala - Mundo - iG" /

Embaixador da Geórgia nos EUA acusa Rússia de agressão em larga escala

Washington, 12 ago (EFE).- O embaixador da Geórgia nos Estados Unidos, Vasil Sikharulidze, acusou hoje a Rússia de continuar a agressão em larga escala em várias cidades de seu país, mas expressou sua esperança de que os esforços diplomáticos colocarão um fim a esta loucura.

EFE |

Em uma entrevista à rede de TV "Fox", Sikharulidze disse que, segundo um relatório que recebeu nas últimas horas, a Rússia continuou seus bombardeios aéreos contra alvos civis e militares em várias cidades e aldeias da Geórgia.

"A principal preocupação é a agressão militar da Rússia em larga escala, sua intervenção militar na Geórgia, que está focada na destruição do país, em derrubar o Governo eleito democraticamente e a colocar de joelhos este país democrático", disse o diplomata.

"Continuam os esforços diplomáticos do mundo livre e esperamos que isto impeça mais agressões da Rússia", acrescentou Sikharulidze.

Ao criticar a ofensiva russa em seu território, o diplomata comparou a situação atual "com a Hungria em 1956, a Tchecoslováquia em 1968 e a invasão afegã".

"É como a invasão nazista alemã na Tchecoslováquia e na Polônia.

É uma intervenção militar russa em larga escala, uma agressão militar contra seu vizinho", asseverou.

O embaixador georgiano se esquivou das inúmeras perguntas da "Fox" sobre se o Governo dos EUA fez ou não o suficiente para apoiar a Geórgia contra as ações da Rússia.

Na sua opinião, a prioridade é conseguir o fim das hostilidades e, posteriormente, a desmilitarização da zona em conflito e o estabelecimento de uma "força de paz internacional genuína".

O Governo dos EUA, que criticou duramente a resposta "desproporcional" da Rússia ao ataque da Geórgia na Ossétia do Sul na quinta-feira passada, evitou hoje o uso de declarações aparentemente incendiárias, como as do embaixador georgiano.

EFE mp/bm/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG