separatismo de Santa Cruz - Mundo - iG" /

Embaixador boliviano pede firmeza à OEA perante separatismo de Santa Cruz

Caracas 2 mai (EFE).- O embaixador boliviano na Venezuela, Jorge Alvarado, pediu nesta sexta-feira à Organização dos Estados Americanos (OEA) que mostre firmeza perante as pretensões separatistas do departamento (estado) de Santa Cruz.

EFE |

"Desejamos que a OEA tome uma posição firme, porque só assim se poderá garantir a integridade da Bolívia e a consolidação da democracia", disse Alvarado ao canal estatal "Venezolana de Televisión ".

O diplomata reconheceu que o organismo interamericano está defendendo o Governo legítimo do presidente Evo Morales, a democracia boliviana e a integridade territorial do país, mas considerou que é necessário que o faça mais decididamente.

"Deveria adotar posições mais enérgicas em relação aos governadores regionais e comitês cívicos separatistas", insistiu.

Santa Cruz prepara para o próximo domingo um referendo que o Governo central qualificou de ilegal e que tem ao país dividido em uma profunda crise, perante a que Organização dos Estados Americanos (OEA) está tratando de mediar e abrir um processo de negociação.

Alvarado denunciou, "com toda responsabilidade", que por trás do movimento separatista na Bolívia "está a embaixada dos Estados Unidos".

Para o embaixador, o desejável é que "entrem em razão os compatriotas que estão sendo manuseados pelas oligarquias e pelos latifundiários".

Morales disse estar disposto a dialogar com quem representa os interesses da região de Santa Cruz, mas sem comprometer a integridade da Bolívia. EFE rr/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG