devolve soberania ao Iraque - Mundo - iG" /

Embaixador americano afirma que acordo EUA-Iraque devolve soberania ao Iraque

O projeto de acordo negociado entre Bagdá e Washington que prevê a retirada norte-americana do Iraque até o final de 2011 devolve completamente ao Iraque a sua soberania, declarou nesta segunda-feira o embaixador dos Estados Unidos em Bagdá, Ryan Crocker.

AFP |

"É um acordo importante que devolve completamente ao Irak a sua soberania, ao mesmo tempo que permite às Forças Armadas norte-americanas continuar ajudando as forças iraquianas de segurança por um período provisório", declarou Crocker em um discurso no Museu Nacional de Bagdá.

Bagdá e Washington negociam desde fevereiro um acordo bilateral para dar um marco legal à presença militar norte-americana no Iraque depois de 31 de dezembro de 2008, data em que expira o mandato da ONU.

A versão final do projeto de acordo se encontra nas mãos do Conselho Político de Segurança Nacional, um órgão basicamente consultivo composto por deputados e autoridades do governo e da Presidência iraquiana.

Depois será enviado ao governo, antes de ser ratificado pelos deputados iraquianos.

O projeto de acordo prevê o final da ocupação militar norte-americana com a retirada total de suas tropas até o final de 2011, e permite à justiça iraquiana julgar soldados norte-americanos acusados de crimes graves cometidos fora de suas bases e quando não estiverem em missão.

O projeto prevê também que os iraquianos possam pedir a manutenção de algumas tropas norte-americanas para o treinamento do Exército iraquiano depois de 2011.

bms-kat/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG