gripe mexicana - Mundo - iG" /

Embaixada do México em Paris rejeita denominação gripe mexicana

Paris, 30 abr (EFE).- A embaixada do México em Paris rejeitou hoje de forma contundente o uso do termo gripe mexicana para referir-se ao vírus A/H1N1 que provoca a doença da gripe suína detectada, entre outros, nesse país latino-americano.

EFE |

Esse termo "pode ser considerado discriminatório" e não corresponde com a realidade vivida nas nações afetadas pela doença, afirma um comunicado divulgado pela embaixada mexicana na capital francesa.

O uso deste tipo de denominação, acrescenta a nota, "afeta a imagem de um país que luta de maneira rápida e eficaz para evitar a propagação deste vírus e cuja estratégia foi reconhecida por diversos estados e organismos" como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana da Saúde.

Por isso, rejeita "categoricamente" esse termo e lembra que a OMS confirmou que são vários os países que notificaram oficialmente casos de infecção pelo vírus A/H1N1.

O número de casos comunicados oficialmente à OMS subiu hoje para 236, enquanto o número de mortos confirmados por causa da doença continua em oito. EFE pi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG