Embaixada do Brasil na Argentina recebe passeata em apoio a Zelaya

Buenos Aires, 23 set (EFE).- Organizações universitárias e de esquerda fizeram uma passeata rumo à Embaixada do Brasil em Buenos Aires em apoio ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, que está abrigado na sede diplomática brasileira em Tegucigalpa desde segunda-feira.

EFE |

Com cartazes que diziam "América Latina com Honduras" e "Gracias Brasil" ("Obrigado Brasil"), os manifestantes expressaram seu respaldo a Zelaya, que "resiste aos golpistas apoiado na heroica determinação do povo hondurenho e com o refúgio oferecido pelo Governo brasileiro", disseram as organizações em comunicado.

"Os setores populares querem força não apenas para condenar o golpe de Estado, mas para defender a democracia. É importante demonstrar nosso repúdio ao que está acontecendo", disse o deputado governista Edgardo Depetri, durante a mobilização na qual os ativistas entregaram à embaixada brasileira uma carta de agradecimento ao Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Associação Mães da Praça de Maio demonstrou sua solidariedade hoje com o povo hondurenho e com Zelaya pela "heroica resistência que levam adiante em defesa da democracia e da liberdade, e frente à brutal repressão dos golpistas", disse a entidade humanitária argentina em comunicado.

O deputado governista Ruperto Godoy, que preside a Comissão de Relações Exteriores da câmara baixa argentina, manifestou seu "mais profundo repúdio à repressão ordenada pelo Governo de Roberto Micheletti contra os seguidores que apoiam o retorno de Zelaya".

Manuel Zelaya está na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, que está cercada por centenas de policiais e militares, desde que retornou de surpresa a Honduras na última segunda-feira.

O líder hondurenho foi detido e expulso do país em 28 de junho.

No mesmo dia, o Congresso do país nomeou seu então presidente, Roberto Micheletti, como o novo chefe de Estado. EFE ms/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG