Jornal afirma que conta de Gordon Brown foi 'hackeada' por detetives particulares a serviço de publicações do Reino Unido

O ex-premiê britânico Gordon Brown (foto de arquivo)
AP
O ex-premiê britânico Gordon Brown (foto de arquivo)
A polícia britânica encontrou indícios de que detetives particulares a serviço de jornais britânicos invadiram a conta de email do ex-primeiro-ministro Gordon Brown quando ele era ministro das Finanças, afirmou o jornal The Independent nesta segunda-feira.

A informação, ainda não confirmada oficialmente, reforça a tese de que o tabloide News of the World , acusado de grampear telefones de 4 mil pessoas, também monitorou emails e outros dados eletrônicos.

A Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard) não quis comentar o caso, assim como a assessoria de imprensa de Brown.

O jornal afirmou, porém, que as autoridades descobriram a invasão da conta de email após confiscar 20 computadores usados por detetives particulares.

No ano passado, a imprensa britânica divulgou que a polícia também tinha encontrado indícios de que hackers monitoravam o ex-ministro britânico para a Irlanda do Norte Peter Hain , integrante do antigo governo trabalhista entre 2005 e 2007.

Outras centenas de pessoas podem ter tido seus emails interceptados pelo News of the World e outras publicações britânicas, de acordo com o Independent.

A investigação sobre o monitoramento de computadores ocorre paralelamente a outra investigação sobre as escutas telefônicas do The News of the World – as duas, porém, estão relacionadas.

Murdoch no Twitter

O magnata Rupert Murdoch, dono da News Corp , empresa que publicava o News of the World, começou uma conta no Twitter há três dias e já tem mais de 45 mil seguidores.

Murdoch, 80 anos, já “twittou” sobre assuntos diversos como a biografia de Steve Jobs, que classificou de “interessante, mas injusta”, e o filme “We Bought a Zoo”, distribuído pela Fox, que também pertence a seu império.

Após um 2011 difícil por causa do escândalo das escutas ilegais, o dono da News Corp mandou uma positiva mensagem de ano novo a seus seguidores: “Feliz 2012. Tomara que seja melhor do que os especialistas preveem. Tem de ser!”.

Com Reuters e BBC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.