Em visita à Espanha, papa lamenta 'amnésia sobre Deus'

Durante Jornada Mundial da Juventude, Bento 16 discursa para freiras, tem reunião com professores e almoça com jovens católicos

iG São Paulo |

AP
Jovem freira beija a mão do papa durante visita a monastério na Espanha

O papa Bento 16 lamentou nesta sexta-feira o que chamou de “amnésia sobre Deus” da sociedade moderna, durante a 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri. Bento 16 chegou à Espanha na quinta-feira para o encontro que reúne jovens católicos de todo o mundo.

Centenas de jovens freiras balançaram bandeiras para receber o papa no monastério de El Escorial. Bento 16 disse que a decisão das jovens de dedicar suas vidas à fé passava uma “mensagem forte” ao mundo.

“Essa decisão é ainda mais importante hoje, quando vemos que está acontecendo um certo ‘eclipse de Deus’, um certa amnésia de Deus, que embora não configure uma completa rejeição da fé, pode nos levar à perda de nossa identidade”, afirmou.

Bento 16 também se reuniu com professores universitários no monastério e pediu para que eles não ensinem apenas “habilidades técnicas” aos jovens, mas os guiem pelas questões que lidam com “o que é ser humano”.

“Sabemos que quando a utilidade e o pragmatismo se tornam o critério principal, muito se perde e o resultado pode ser trágico”, afirmou, citando abusos associados à ciência e o autoritarismo político como exemplos.

Depois do evento, o papa almoçou com 12 jovens católicos europeus, asiáticos, africanos e do continente americano. Eles foram escolhidos em um sorteio entre voluntários da Jornada Mundial da Juventude.

"Falamos principalmente de nós. Foi emocionante que o chefe da Igreja se interessasse por nossa vida pessoal”, afirmou um dos participantes, o francês Olivier Richard, 25 anos. “Estávamos um pouco nervosos ao chegar. Vimos não apenas uma instituição, mas, também, um homem, que se mostrou humilde, que nos fez sentir bem.”

Escultura

Nesta sexta-feira ainda, uma escultura feita por uma artista brasileira com pedras semipreciosas do Brasil foi dada como presente pela realeza espanhola a Bento 16 . A peça da escultora carioca Yolanda D'Augsburg foi entregue pela rainha Sofia ao religioso em cerimônia no palácio da Zarzuela. A escultura de 70 centímetros é uma reprodução de Nossa Senhora Almudena, padroeira de Madri, com o Menino Jesus nos braços. Ela foi encomendada pela rainha, é de prata e na coroa tem ametistas e águas-marinhas brasileiras.

No sábado, Bento 16 conduzirá uma vigília de orações e no domingo, uma missa para multidões no aeroporto de Cuatro Ventos, um espaço equivalente a 48 estádios de futebol.

Segundo a organização do evento, a Jornada Mundial da Juventude conta com representantes de 119 países. O Brasil está entre as cinco maiores delegações com mais de 13 mil fiéis, o grupo mais numeroso da América Latina.

A programação tem ainda atos culturais relacionados com a religião: shows musicais, exposições, teatro, dança e cinema. Os peregrinos credenciados também contarão com descontos de até 80% em restaurantes, lojas e transportes públicos.

O governo estadual do Rio de Janeiro confirmou que a capital fluminense sediará a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude com Bento 16 em 2013 . A vinda do papa em 2013 será a segunda visita do pontífice ao Brasil e a primeira ao Rio. Ele esteve no País em maio de 2007, mas visitou apenas São Paulo e o santuário de Aparecida do Norte, no interior paulista.

Com AP e AFP

    Leia tudo sobre: papabento 16igreja católicamadriespanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG