Em Salvador, Lula e Chávez dão início a 6ª reunião trimestral

Salvador - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez, começaram nesta terça-feira na cidade de Salvador seu sexto encontro trimestral, para revisar a agenda bilateral, conversar sobre integração regional e assinar acordos.

EFE |

Chávez, que chegou ao Brasil às 5h30 (hora de Brasília), se reuniu com Lula cinco horas depois no hotel Pestana de Salvador e o encontro será ampliado mais tarde com a participação de vários ministros dos dois países.

Ao fim da reunião os dois líderes assinarão vários acordos, darão uma coletiva de imprensa e irão a um almoço oferecido pelo governador da Bahia, Jacques Wagner. Depois disso, voltarão a Brasília e Caracas.

Os presidentes devem analisar, principalmente, a adesão venezuelana ao Mercosul e a construção de uma refinaria binacional, entre outros assuntos.

Segundo o porta-voz da Presidência brasileira, Marcelo Baumbach, os presidentes aproveitarão a reunião para avaliar as "perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul, em particular o estado das conversas sobre (...) liberalização comercial".

"Na reunião de Salvador também se pretende avaliar as perspectivas da próxima cúpula da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), assim como o novo momento de diálogo entre Estados Unidos e América Latina", disse Baumbach.

Leia mais sobre Venezuela

    Leia tudo sobre: chavezchávezlula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG